Montevidéu, 24 de fevereiro- Na sede da ALADI, em sessão extraordinária do Comitê de Representantes Permanentes da Associação, foi realizada a apresentação de “Balanço e perspectivas do Observatório América Latina – Ásia Pacífico” e do livro "Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia-Pacífico: desafíos y oportunidades".
A reunião foi aberta pelo novo Presidente do Comitê de Representantes da ALADI, Embaixador B. Hugo Saguier Caballero, pelo Secretário-Geral da ALADI, Carlos Alvarez, e pela Diretora Representante da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina no Uruguai, Gladis Genua.
O “Observatório América Latina - Ásia Pacífico” é uma iniciativa conjunta da ALADI, da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina – e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que tem como objetivo proporcionar um olhar sistemático, plural e interdisciplinar das relações econômicas entre os países-membros da América Latina e os da Ásia Pacífico para promover a cooperação e estreitar ainda mais os laços entre ambas as regiões.
O lançamento contou com a participação dos Representantes dos países-membros da ALADI, de organismos internacionais, de embaixadores da República Popular da China e da República da Coreia, bem como de senadores e empresários uruguaios.
Ignacio Bartesaghi, Coordenador do Observatório América Latina – Ásia Pacífico, apresentou a publicação intitulada "Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia-Pacífico: desafíos y oportunidades", que reúne os nove trabalhos apresentados por acadêmicos da América Latina e da Ásia Pacífico no primeiro seminário acadêmico do Observatório, celebrado na sede da CEPAL, em Santiago do Chile, dia 21 de agosto de 2013.